TROVISCO
Daphne gnidium L.
Há duas plantas diferentes com este nome. Uma chama-se trovisco-macho, existe na Madeira e é muito diferente da que nos interessa e sobre ela nada aqui dizemos.
O trovisco que existe em Trás-os-Montes é um arbusto da família das Timeliáceas cujo nome científico é Daphne gnidium L (1). Há ainda duas plantas muito parecidas, também da mesma família e que têm os mesmos nomes vulgares em diversas regiões do país: trovisco-fêmea, trovisqueira, gorreiro (Alentejo), erva-de-João-Pires, mezereão, mezéreo-menor, mezereão menor. O mezereão, Daphne mezereum L., e a Daphne Laureola, são esses outros elementos desta mesma família. O sabor deste vegetal é muito amargo e, em geral, os animais evitam-no. Contudo, se for ingerido por cavalos pode ser mortal e o mesmo acontece com as galinhas, como se pode avaliar pelo seu nome no país vizinho.
Sinonímia internacional:
- Castelhano: torvisco, matapollos, bufalaga, matapulgas, matagallina, torbisca, trovisco;
- Galego: trobisco;
- Inglês: spurge flax, mediterranean mezereon, flax-leaved Daphne;
- francês: garou, sainbois, daphné Saint-bois;
- alemão: purgierstrauch;
- italiano: gnidio.
É uma espécie perene, vivaz e sempre verde, floresce precocemente de Março a Setembro. Formam-se verdadeiras comunidades destes arbustos, denominadas troviscais. Prefere o clima mediterrânico e existe até aos 800 metros de altitude. Pode atingir quase dois metros de altura. Tem ramos delgados e flexíveis. As folhas são lanceoladas, coriáceas, de tonalidade verde-azulada e produzem uma secreção resinosa no anverso. As flores são brancas ou levemente amareladas, aromáticas, formam cachos terminais ou em panícula, nas extremidades dos ramos. O fruto é carnudo, uma drupa, ovóide, de coloração que começa por ser verde, evolui para laranja brilhante e vermelho quando maduro e depois passa a ser preto.
Costuma haver flores e frutos simultaneamente e as flores chegam a preceder, na primavera, o aparecimento das folhas novas.
Esta planta está associada frequentemente a um insecto, uma borboleta , Lobesia botrana, aranhiço da videira – tignoletta dell’uva (it.), grape moth (ing.), arañuelo de la vid (cast.), que nela deposita as suas larvas.
Todas as partes da planta são tóxicas. Sobretudo as bagas que são os seus frutos, pelo seu carácter atractivo e por serem semelhantes às de outras plantas comestíveis, representam perigo e em especial para as crianças . A dose mortal não é muito elevada, sobretudo se forem bagas do mezereão (Daphne mezereum): dez bastam para que uma criança possa morrer se não for socorrida a tempo. Os sintomas desta intoxicação são náuseas, vómitos, hipercatarsis, diarreia sanguinolenta, congestão e ulceração da boca e garganta. Também é produzida irritação renal que pode ser grave.
O povo usa a raiz triturada numa preparação com farinha, cinza e terra para fazer bolas que, atiradas para os fundões das ribeiras, entorpecem os peixes permitindo a sua fácil captura. Este método de pesca é chamado de troviscada.
Os componentes activos da planta são uma resina e a dafnetoxina (2).
O contacto da seiva com a pele pode causar dermatites e vesicação.
A resina, presente nos frutos, é tóxica quer para homens quer para animais mas foi, apesar de tudo, usada ao longo dos anos quer em cosmética para preparação de um unguento para tingir os cabelos de preto quer em medicina como cicatrizante de feridas. Em Espanha usou-se muito para promover a cicatrização aquando da perfuração das orelhas das meninas, utilizando-se um troçozinho que se introduzia no orifício. Também como insecticida foi usada largamente para eliminar pulgas, piolhos, etc (3).
Nalguns países foi usada como purgante, estimulante, diaforética e catártica. Em doses pequenas.
Nas situações de doenças insidiosas da pele e nas escrófulas foi empregue externamente.
Os homeopatas usaram-na nas dores periósticas que se seguem à sífilis e no reumatismo.
Como revulsivo e vesicante e sempre que se pretende provocar a supuração de um abcesso mergulha-se a casca em vinagre e água para a amolecer e aplica-se sobre a zona a incidir com uma compressa, repetindo-se este tratamento à tarde e de manhã até que o resultado esperado se produza. Nenhuma destas utilizações deve ser feita por curiosos mas sim de modo consciencioso porque, repetimos, o uso desta planta não é inofensivo.
As sementes de trovisco vendem-se a 225 € + IVA cada 250 grama (4).
(1) O nome do género deriva do grego, Daphne, loureiro, nome da bela jovem casta educada no horror ao casamento e que ao ser perseguida por Apolo invocou a ajuda da Terra-Mãe e se transformou num loureiro (daí ser esta a árvore preferida de Apolo).
(2) Mezereína, denomina-se também o diterpeno tóxico presente.
(3) Foi extraída desta planta e das outras da mesma família a casca para usos medicinais. O princípio activo é a dafnina C15H16O9+2H2O. Esta pode ser decomposta em açúcar e dafnetina, que é uma dioxi-cumarina (Ver Bibliog.: King’s American Dispensatory...).
(4) www.sandemanseeds.com
BIBLIOGRAFIA
Dr. Oliveira Feijão, MEDICINA PELAS PLANTAS, Lisboa, 1952.
SEGREDOS E VIRTUDES DAS PLANTAS MEDICINAIS, Selecções Readers Digest, Lisboa
José Murcia e Isabel Hoyos, CARACTERISTICAS Y APLICACIONES DE LAS PLANTAS, 2001, www.zonaverde.net
www.botanical-online.com/fotosdaphne.htm
www.minerva.uevora.pt
www.fotodisardegna.it
DUNES ATLANTIQUES 2001, in http://perso.wanadoo.fr
DAFNE (Daphne mezereum) in http://w3.uniroma1.it
King’s American Dispensatory, Harvey Wickes Felter, M.D., and John Uri Lloyd, Phr.M., Ph.D., 1898. in Henriette’s Herbal Homepage, www.ibiblio.org/herbmed/eclectic/kings/daphne-meze.html
Plantas Silvestres de España in www.hoseito.com
terça-feira, 16 de outubro de 2007
segunda-feira, 15 de outubro de 2007
A NOITE DAS BRUXAS
Era o dia de Todos-os-Santos. A aldeia estava mergulhada numa cerração completa. A água escorria pelos telhados devorando as coberturas de telha velha e remexia a terra levando-a regatos abaixo, deixando as árvores chupadas de solo. Clarões magníficos alternavam com estrondos que estremeciam o sobrado, as paredes, a alma. O vento enfiava-se pelas frinchas, enovelava os pingos que caíam nas ruas, juntava aos trovões um chiar lúgubre que nascia nas ramarias já descarnadas dos carvalhos e dos freixos. Um raio desfizera parte do campanário da igreja e o negrilho grande do quintal dos tios.
Desde o início deste misterioso temporal que deixara de haver electricidade e os telefones eram uma ruideira inaudível. As estradas, com o alcatrão esventrado, estavam semeadas de pedregulhos que a água arrastara, com o aterro desfeito pela enxurrada. Algumas casas de curral mal seguras tinham desabado fragorosamente, andando os animais por aí, perdidos ao vento.
Ninguém tinha na memória a recordação de um temporal assim e deste também nem uma só pessoa iria poder afirmar, mais tarde, tê-lo presenciado.
I.
O João chegara para férias na véspera destes acontecimentos. Ao fim de uma clara tarde de Outubro, daquelas que são as melhores para se ir da cidade para a província, arrumara o carro, bem disposto, na garage de casa dos pais. Abraçou todos apertadamente. A Avó, a Mãe e o Pai e a Adélia, velha criada da casa e que queria ao menino João que já é doutor como a um filho. O quintal tinha o verde ralo que vem com as primeiras águas de Outubro e o Riacho, o seu perdigueiro infalível, bamboleava-se sem desfitar os olhos dele à espera de uma efusiva festa de recepção.
Ao jantar, enquanto devoravam um prato de cabrito assado, o João e o Pai fizeram planos para irem à caça no dia seguinte, planos esses abundantemente ilustrados com cenas e factos de outros fins de semana, preenchidos com tiros, correrias, ladradelas de cães, vozes de ordem e cheiro a urze, a esteva e a bicho. Andavam umas perdizes por cima da vinha do Zé da Padeira e o Armando, tractorista da casa, levantara uma lebre na Ribeira Velha, junto ao muro da Lameira das Fragas, no dia de passar a charrua para a sementeira do pão. A caça era, assim, uma ciência exacta feita da geografia em que tinham nascido, de um território comum a vencidos e a vencedores e em que estes eram paternais e protectores para aqueles durante uma boa parte do ano. As razões aparentes deste conflito iam buscar-se às couves roídas antes de serem colhidas, aos olhos da Luíza que se enamorava semana a semana pelo que mais peças conseguisse, a algum convidado da casa que se regalava com o prato cheio daquela carne saborosa e selvagem. Menos exacta do que a caça, era a política de pelourinho, feita de coisas relativas como as amizades e os votos e de coisas absolutas como as zangas de vizinhos, os favores e as susceptibilidades. Para acompanhar o café quente e a aguardente forte, o Pai tinha que resvalar a conversa para um assunto quente e forte e, afagando o cálice entre as suas mãos de dedos grossos e peludos, passando a língua pelos lábios para limpar o álcool que lhe fazia arder o cieiro, concentrou-se para reafirmar mais ainda as suas críticas ao presidente da câmara. Cavacos de freixo ardiam na lareira, vigiados pelo Riacho, deitado debaixo do escano de patas para a frente e focinho apoiado meio em cima delas meio em cima do chinelo da Avó. Às onze da noite já os olhos se lhe fechavam mas o Pai, ainda muito disposto para conversa animada, intimava a Mãe a assar aquele lombinho que, havia dias, o aguardava em vinho de alhos com louro. Comeu-se o lombinho tostado em brasas, com castanhas, arrefecido com copos de tinto maduro. Assim abastecidos, atacaram a política de tal maneira e com tais energias que parecia não estarem às dentadas a torradas de centeio com carne – mas ao presidente da câmara!
- E há agora aquilo das bruxas! – exclamou o Pai meio risonho.
- Das bruxas?! O fulano vai à bruxa, é?
- Quem me falou nisso foi o teu padrinho. Parece que aquele animal quer inventariar as bruxas que há no concelho, não se sabe para quê. Uns dizem que é para a cultura e outros que é por causa dos impostos para as autarquias. Coisas de socialista. De qualquer modo é nunca visto e o que se irá dizer de nós lá por baixo! Isto nem parece de quem tem estudos em Coimbra... bem, que ele não estudou nada enquanto por lá andou, tirou um cursozeco que nem canudo lhe deu...
- Ainda se fosse para acabar com elas, agora irem para aí dizer que na nossa câmara acreditam nas bruxas! O teu Tio, se ainda fosse ele o presidente, não faria nem deixava que se fizesse uma coisa dessas – interveio a Mãe ao mesmo tempo que tirava os pratos de cima de um banco onde o João os empilhara.
- Mas há mesmo bruxas? – inquiria ele segurando a tenaz para acender um cigarro com uma brasa.
A Avó mexeu-se no escano. O João repetiu a pergunta tentando desviar a conversa para as bruxas e depurando-a do lado político.
Quando ele era miúdo ouvira falar de casos estranhos como o do Alfredo, seu colega de carteira, que fora benzido com chumbo quando tinha tido os papos. Ao Augusto tinham tirado as lombrigas aos dez anos à custa de duas galinhas pretas cujas penas apareceram espalhadas ao pé do Cruzeiro Grande. As más línguas disseram na altura que o que ali faltava das galinhas tinha servido para a Maria dos Cravos fazer uns bons caldos e arrozes. Essa Maria dos Cravos morrera uns anos atrás e dera azo a grande celeuma porque as beatas do Padre não a queriam enterrar como um cristão. Ele meteu-as na ordem e rezou-lhe ofício com missa e tudo. Pairavam sobre ela famas que não fez por compreender mas que o assustavam na mesma e quando andava pela aldeia em garoto, fugia-lhe sempre mais ao gato que andava com ela. Lembrava-se bem de o Pai a ter posto fora de lá de casa no dia em que tinha morrido, horas antes, a Avó Beatriz.
Num instante, vieram-lhe imensas recordações dessas à lembrança e como nunca pensara nem falara sobre elas, ia agora satisfazer a sua curiosidade. Deu uma fumaça funda no cigarro para o refazer pegar e, com o fumo entre os dentes, não deixou cair a conversa. Foi a Avó quem lhe respondeu:
- Noutro tempo havia bruxas e tinham o seu fundamento. Não digo que não fizessem a sua vigarice mas prezavam-se a si mesmas e tinham fé no que faziam. Hoje, não. São umas galdérias, meia dúzia de impostoras que querem ganhar dinheiro à custa das crendices do povo. Há uma na vila que vive num bom andar, daqueles por cima do supermercado, que a um pobre casal roubou dezenas de contos (e quem mo disse, sabia-o!) para livrar a mulher do que diziam ser o espírito de um homem que tinha morrido. Hoje só há falcatrueiras!
- Falcatrueiros! No Nugalho há um bruxo que até receita remédios da farmácia e que tem dinheiro a potes nos bancos e andares lá para o Porto!
- E dantes, eram verdadeiras?
- Algumas. A bruxaria a sério é um pacto com o diabo e Deus nos livre! Deus nos livre!
- Já há muito que não há casos destes mas assombrações e coisas assim têm, algumas, que ser levadas a sério! Em Tresulfe...
- - Ah! A casa dos Teixeira! Essa foi mesmo exorcizada por dois padres!
- Aquilo de as nozes saírem disparadas pelas chaminés e de se verem as luzes atrás das janelas foi falado e, de facto, outra explicação não houve do que ser o diabo. Depois de lá terem estado os padres a coisa acabou.
A Mãe do João recontou a cena com todos os pormenores de que se lembrou e ele começava a sentir-se electrizado pela conversa ali à lareira. O Riacho, que já mudara de posição um par de vêzes, estava agora com pesadelos.
- E dantes dizia-se que no 31 de Outubro, que é hoje, as bruxas se encontravam à meia-noite na encruzilhada dos caminhos de Tresulfe, Pinhovelo, Amendoeira e Vale Pradinhos. Dançavam à luz da Lua e cantavam alto, desafinadas, encantamentos àqueles ou àquelas a quem queriam fazer mal ou bem. Nessa noite, dizia-se, apareciam sempre mais bruxas de cada vez que se juntavam e havia quem dissesse que eram as já mortas que se levantavam só para aí vir e que voltavam a ser gente de carne e osso!
- Isso todos os anos?
- Só nos em que calhasse ser lua cheia. Nos outros anos apareciam só as vivas e na terceira lua de Agosto.
A história do encontro das bruxas fora uma tirada da Adélia que, primeiro, não se metera na conversa. Ainda acrescentou novos detalhes. O de os sinos tocarem sozinhos as Avé-Marias como se os Anjos quisessem fazer com que as boas almas rezassem pelas que tão perdidas andavam era, segundo ela, para que toda a gente se guardasse, nesses dias, a si própria. Os sinos tocavam porque as bruxas andavam à solta e o diabo queria fazer muito mal aos que tinham a amizade de Deus.
Olhando a agenda de bolso, o João pôde constatar a coincidência de nessa noite ser lua cheia. E se tudo aquilo das bruxas tivesse um fundo de verdade? Se houvesse ainda uma bruxa a sério? Se o diabo usasse ainda tão medievais processos de penetração nos povos?
A conversa prosseguia à lareira mas já sem contar consigo. O seu pensamento estava ausente em espaço embora não no assunto. Quase sem ter consciência que essa vontade se formava nele nem o que ela implicaria se se verificassem os ses que colocava, resolveu-se a ir nessa noite ao cruzamento dos quatro caminhos. Era quase meia noite no velho relógio da cozinha e isso ia fazê-lo desistir porque não teria tempo de lá chegar mas lembrou-se que as horas dos homens não são mais as dos astros e faltava ainda, na realidade, muito mais tempo do que lhe poderia parecer.
O sono tinha-o abandonado e tanto pior para a caçada do dia seguinte. Iriam só à tarde.
Convenceu o Pai e enfiaram as samarras, puxaram-lhes bem as mangas e puseram as peles para cima. O Pai ainda voltou atrás a buscar uma lanterna e o João lembrou-se de levar o velho Smith.32 que tinha sido do Avô e que ele costumava usar sempre que vinha de férias. O Riacho despertou a um enérgico assobio que lhe era familiar e saíram os três pela porta da cozinha, descendo as escadas de granito e atravessando o quintal ao mesmo tempo que a Mãe, da varanda, dizia um não se demorem cujo tom, com um leve ar de nervosismo, não teve eco como nunca têm eco as vozes da apreensão no meio das do entusiasmo.
II.
Desaparecera a luz fria das lâmpadas da iluminação pública. Percorreram a estrada principal fumando e conversando baixo. Desviaram à direita no cruzamento dos três pinheiros e uma assobiadela chamou o Riacho que, não lhes adivinhando o trajecto, ia uns passos mais à frente farejando a direcção errada. Ganhou-lhe de novo a dianteira e estacou, hirto. Olharam-no com curiosidade. “Algum rato ou coelho” disse o Pai descontraidamente. Mas ao vê-lo, sombreado no meio do escuro da noite e entre os grossos e altos olmos que ladeavam a estrada, dentro do João um circuito rápido de ideias começaram em remoinho como se do mesmo modo como se lembrara de ali vir, assim inconscientemente se lhe instalassem receios que, apesar de não razoáveis, não deixavam de ser receios. A lua estava perfeitamente circular e projectava as sombras esbatidas do arvoredo como manchas pintalgadas parecidas às peças de um puzzle desarticulado e incoerente. Um arzinho arrepiava a pele da cara. Passaram pela ermida do Espírito Santo, erguida no rococó do século XVIII e que no pequeno arco do sino tinha ainda agarrados uns restos de festões do último arraial. O Riacho recomeçara a andar. Seguiam-se apenas duas curvas que se contrariavam silenciosamente. Chegaram.
Quatro estradas estreitas desembocavam umas nas outras, sem sinalização, fazendo quase que um labiríntico nó. O arvoredo, ralo e moldado pela luz da lua, envolvia-o numa sombra tão metálica quão orgânica e leve. Troncos grossos, muitos grossos e altos, uniam-se uns aos outros pelo emaranhado difuso dos galhos finos e desfolhados. Um pássaro nocturno esvoaçou com uma restolhada breve e fugiu para longe. O centro do cruzamento era ocupado por um círculo relvado por ervas espontâneas, do meio das quais se erguia um bloco de rocha deixado ficar para trás pelos empreiteiros da estrada. Uma bruma adensou-se a partir dele, esbatendo ainda mais os contornos irregulares das bermas e em breve e a um tempo, o João e o Pai deixaram de ver a mais de um palmo do nariz.
- Caramba! Um nevoeiro assim!...
- É verdade! Que estranho!...
E um cheiro a enxofre e a folhas queimadas, primeiro brando mas depois mais forte, revelou-lhes que algum acontecimento estava iminente. Não havia a claridade que os nevoeiros possuem e neste parecia que eles se iriam dissolver e apenas os olhos ficar pairando, espectadores que incompreendiam o transcendente a que estavam sujeitos. Horizontalmente, o nevoeiro formou uma bolha límpida no seu interior mas opaca para qualquer horizonte. No centro, o pedregulho começou a irradiar uma claridade intensa como se estivesse a ponto de fundir-se. O João assustou-se quando o Pai lhe segurou no braço para lhe dizer que ficariam até que acabasse o que quer que fosse. Surgiram à volta daquela luz branca-avermelhada nove figuras de mulheres agarradas a bordões e vestidas de túnicas de seda negra de uma elegância perfeita e de uma íntima magestade. Num gesto coordenado, levantaram os braços e a vara e desceram-nos com lentidão, como se medissem o ar ou o tempo. Repetiram tal gesto umas quinze vêzes e então viraram as costas à rocha dando meia-volta e afastando-se dela radialmente, a passos lentos, com paragens rítmicas e tão certas que dir-se-ia haver ali uma coreografia perfeita.
Uma delas ia precisamente na direcção do João e este entreolhou-se com o Pai cuja expressão de incredulidade era ultrapassadíssima pela de surpresa. O João empunhou o revólver e com a outra mão abafou o clic produzido ao puxar a cão atrás. Mesmo assim a bruxa levantou a cara bruscamente e olhou para eles, surpreendida. Deu um grito agudo e apontou-lhes o pau, desatando num estribilho incompreensível de sons desmodulados. As outras acorreram e o João, esquecendo tudo o mais, nem sequer olhando para o Pai, disparou. Uma só vez.
O tiro soou longamente como se o som fosse segredado pelo nevoeiro molécula a molécula e toda a sua textura, fazendo ressonância, o afastasse a custo, em ondas que esmoreciam, poderosas, em ralenti, de chapa contra o fraguedo da Boca do Inferno. As bruxas sumiram, aquele encanto desfez-se, o rochedo escureceu. Depois de uma troca de palavras tremidas e lacónicas, acenderam o foco e abandonaram o local.
Rompeu-se, então, um temporal perseguidor. Trovões encheram o ar de granizo e chuva. Entraram no quintal a correr e subiram as escadas de dois em dois degraus. Encharcados até aos ossos, estavam também a transpirar como se tivessem estado a arrancar batatas sob o sol de Agosto.
III.
Alguém bateu à porta da cozinha. As pancadas, iguais a tantas outras, assumiram na ocasião o mesmo efeito que teriam as dadas de dentro de um túmulo. Tirada a tranca de castanho, entrou o Tio com a sua corpulenta figura toda molhada apesar do seu velho e vasto sombreiro.
- Safa, que temporal! Desculpem vir neste estado e a esta hora... oh!, mas estão todos ainda a pé?!...
Cumprimentou a irmã, a Mãe e o cunhado e voltou-se para o João com um risonho “também cá estás?”. Serviram-lhe um cálice da tal aguardente, ouviu a história do João e do Pai com um olhar que começou por ser interessado e que no fim se exprimia por oscilações entre a suma incredulidade e a suma desconfiança de que neste mundo havia muito para além do que o conseguir produzir os nabos mais monumentais das redondezas.
Bateram outra vez à porta. Era o Joaquim, feitor do tio, comunicando o raio fuzilador do negrilho grande do pátio da casa.
- E a casa? – perguntou o Tio.
- A casa não teve nada, graças a Deus, mas, se o senhor não se importa, nós dormíamos hoje na Georgina...
- Nós?! Ó homem, então traz aí a família? Entrem, ainda apanham uma gripe!
E entraram oito olhos assustados e claros, de madeixas coladas às testas e Mãe atrás, matrona mas ainda bonita como o Joaquim a conhecera na festa do Vilar. A lareira transformara-se num auditório. O Padre João, cuja casa ficava mesmo por detrás do quintal, foi o próximo a chegar para pedir emprestada a escada comprida afim de poderem atar o sino com umas cordas porque estava em perigo de cair. Não chegou a ser precisa a escada. O sino caiu e o bronze fez-se em cacos como se fossem os pratos de Cantão da sala. O Padre João ouviu a história e ficou grave, pensativo, tenso.
- Então foi isso? É o demónio!
Os seus muitos anos e o cabeção davam um tom surreal a esta confirmação do que todos adivinhavam. Rezaram o terço e passaram a noite em velada, de volta do lume, em conversas sumidas e em torradas com fatias de carne que se pôs a assar. A Mãe ainda fez um caldo quente mais tarde, sorvido por todos já quase na alva.
Foram, então, até à igreja. Estava indescritivelmente confusa mas o altar-mór escapara indemne à falta de telhas e aos destroços do campanário que jaziam por toda a nave como se uma bombarda tivesse explodido naquele lugar santo. O pavio da lamparina de azeite do Santíssimo ardia num amarelo sobrenatural, impassível ao vento. A aldeia em peso aglomerou-se entre as paredes, à chuva, rezando. O Padre entoou uma Ladainha, rezou o Terço e por fim ficou conversando baixinho num latim sagrado, num esforço de intimidade com as Potências Celestes. Passaram momentos infindos sem que ele ou a multidão arredassem pé e a cada momento a ansiedade crescia.
O dia passou opressivo. Não se fez a tradicional visita ao cemitério. À noite, o João, o Pai e o Padre foram, a pedido do último, ao cruzamento dos quatro caminhos. Iam fazer um exorcismo.
Ao deixarem a casa, descendo as escadas da varanda, o temporal tornou-se genesíaco. A estrada era um charco contínuo com a água a dar-lhes pelos tornozelos e imensos galhos caídos davam um aspecto de um campo de batalha juncado de cavaleiros decepados. Aproximaram-se do local e, ao passarem pela capela do Espírito Santo, jorrou dela uma luz láctea e forte que saía pelas frestas e pelas telhas e se projectava rectilínea pelo negrume em volta. O pequeno sino começou a tocar como se tivesse saído dos gonzos e rodopiasse por cima da floresta.
De repente, do meio da estrada, saltou-lhes o Riacho, raivoso, olhos impressionantes, dentes brilhando. Mordeu na bainha da batina ensopada do Padre que, a um gesto, o fez sair uivando, embrenhando-se na escuridão em correria espavorida.
Chegaram. O rochedo lá estava, negro. O Padre João benzeu-se, abençoou o João e o Pai, levantou os braços com um crucifixo na mão direita e, quase aos gritos, com uma voz forte mas calma, iniciou o esconjuro que repetiu três vêzes. Do rochedo saiu alguém que era igual ao João mas não era ele; alguém igual ao Pai mas não ele. Puseram-se à frente deles. O que era igual ao João empunhava um revólver negro e, com uma mão negra também, apontou-o ao Padre. O Riacho uivou ao longe um uivo daqueles que os cães fazem quando pressagiam a morte dos donos. Ouviu-se um tiro e o Padre apoiou-se no Pai olhando em frente para a bruxa que era quem disparava e terminou a Oração dizendo-lhe um Amen que se fez sentir como o tiro que o João disparara contra ela, do mesmo modo entranhado de céu a rasgar-se. Desta vez o Padre João estava morto.
IV.
Na véspera do dia de Todos-os-Santos, ao fim de uma clara tarde de Outubro, daquelas que são as melhores para se ir da cidade para a província, o João arrumara o carro, bem disposto, na garage de casa dos Pais. Abraçara todos apertadamente. A Avó, a Mãe, o Pai e até a Adélia, a sempre criada da casa e que queria ao senhor doutor como a um filho. O quintal tinha já o verde ralo que vem com as primeiras águas de Outubro.
- E o Riacho? – perguntara o João pelo que era o seu perdigueiro infalível e que costumava bambolear-se sem desfitar os olhos dele, à espera da sua efusiva festa de recepção.
- Oh!- respondera-lhe o Pai – nem to dissemos na última carta para te não deixar triste! Ninguém sabe o que se passou mas imagina que o Padre João apareceu morto com um ataque de coração à porta da Capelinha do Espírito Santo e, o que é mais estranho ainda, o Riacho estava morto ao pé dele, com um tiro, um tiro de revólver ou pistola.
O João ficou perplexo mas, ao subir as escadas de casa, teve um vago vislumbre de tudo aquilo não ser novidade. Ao jantar, enquanto devoravam um prato de cabrito assado, ele e o Pai fizeram planos para irem à caça no dia seguinte.
© Manuel Cardoso
The meaning of Azibo. Everything has a begining...
No one knows for certain what's the meaning of the word Azibo.
It's an ancient word for "earth"? And if it is, why?
It's the forgotten name of a plant? Which one?
Perhaps it's time to go for a quest for it!...
Today, Azibo is the name of a small river and a beautiful artificial lake.
In Portugal. You may see it at http://www.azibo.org/
This blog is an experimental one. Too see what it comes. Like fishing at Azibo lake. A misterious one.
It's an ancient word for "earth"? And if it is, why?
It's the forgotten name of a plant? Which one?
Perhaps it's time to go for a quest for it!...
Today, Azibo is the name of a small river and a beautiful artificial lake.
In Portugal. You may see it at http://www.azibo.org/
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